Aníbal Augusto Sardinha, vulgo Garoto, mesmo tendo vivido apenas 39 anos antes de ser fulminado por um infarto do miocárdio, foi um dos mais importantes músicos do Brasil. Filho de um casal de imigrantes portugueses, foi músico multi-instrumentista de domínio prodigioso do violão e também do banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica, havaiana, portuguesa, além de compor e fazer arranjos para estes instrumentos. Foi um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos, sendo influência para músicos do calibre de Carlos Lyra, João Gilberto, Raphael Rabello, Dino 7 Cordas, Baden Powell.” (Wikipedia)
O filme a ele dedicado, Vivo Sonhando (faça o download em torrent – 1.75 gb) com participações de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, dentre outros, revela este “prodígio dos instrumentos de corda, pioneiro da bossa nova, mestre modernizador do violão, um dos pilares escondidos da música brasileira. Tecido por arquivos raros, diários pessoais e depoimentos, esta imersão documental revela sua influência e os conflitos artísticos de um vanguardista com a trajetória popular trilhada na era de ouro do rádio. Diretor: Rafael Veríssimo. Ano: 2021. Tempo: 105 min.”
FILME RECOMENDADO: | |
Para conhecer a obra de Garoto para violão, a melhor pedida são as interpretações de Paulo Bellinatti, reunidas no álbum Guitar Works of Garoto (GSP, 1991), disponível no YouTube e também para download gratuito em MP3.
Link para o álbum: https://www.mediafire.com/file/zlnb761f62w0r15/PAULO+BELLINATI+-+The+guitar+works+of+Garoto+(1991).zip/file
Aos músicos que querem se aventurar a “tirar” suas peças, há dois songbooks que o Bellinatti arranjou e editou. Também estamos disponibilizando para download gratuito em PDF (2MB cada):
O SESC e o IMS também publicaram um volume com seus choros:
APRECIE TAMBÉM:
Publicado em: 30/04/22
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
Site de vocês faz muito bem pela Cultura Nacional.
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia
Bonus Amicus
Comentou em 16/06/23